30 de jun. de 2011

Construção de terra: Parte 2.3 - Clipe inspirador

Quero fechar o ciclo dessa série de postagens sobre o papel do tijolo de adobe na construção que começamos a falar aqui e fazer a pergunta que não quer calar.

Porque afinal, deixamos de usar a terra para construir?

Desde 10.000 anos atrás a humanidade vinha utilizando os materiais que tinha ao seu alcance, como principalmente a terra, para construir as suas moradias. Mas de 100 anos para cá essa matéria prima natural foi sendo substituida pelos materiais industrializados. 

Shiban no Yemen

A publicidade moderna nos levou a crer que somente uma casa de cimento seria mais durável, mas essa publicidade não falou de quão insalubres são as paredes que não absorvem a humidade, que não são termicamente eficientes e nem sobre o impacto ambiental derivado da fabricação e da comercialização dos materiais "modernos". 




O clipe de altíssimo astral abaixo, contém  trechos do documentário completo, intitulado El barro las manos, la casa, que registra o trabalho e os princípios propagados por um dos maiores entusiastas das construções ecológicas com terra, o bioconstrutor e professor Jorge Belanko e contém cenas altamente inspiradoras e divertidas de algumas das muitas e diferentes construções que já executou.



Se quiser adquirir o documentário completo clique aqui, para saber como.

Enquanto isso, estou esperando a sua opinião sobre o clipe que eu trouxe para você.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...