Dentre os materiais mais utilizados nas construções ecológicas e sustentáveis estão os do grupo provenientes de fontes naturais, como a própria terra, o barro, que não é renovável, mas é reutilizável.
![]() |
Simon Dale House, feita de pedras, troncos de árvores caídas e terra, coberta com vegetação |
Construção de terra, arquitetura de terra crua e etc. são algumas das denominações genéricas das construções, cujo principal material empregado é o solo in natura, sem passar pelo processo de cozimento (queima).
O que faz muito sentido, pois já que uma das idéias centrais da bioconstrução é priorizar a utilização de materiais abundantes no local da obra, nada mais coerente para erguer uma construção, do que usar a própria terra escavada para as fundações, o que sempre resulta num bom volume, além da que for gerada nas escavações para piscina, lago, espelho d´água, cisterna, caixa de gordura, fossa e etc., que acrescentarão mais uma grande quantidade de barro, bem ali, dentro do seu terreno.
Mesmo que toda a terra gerada no local, através das escavações, não seja suficiente para toda a construção, pode-se comprar a matéria-prima - o barro, das imediações de sua obra à preços até bem bem acessíveis.
![]() |
Alvenaria de Taipa de pilão - Terra comprimida |
O solo é composto por três tipos de partículas cada qual com a sua função e classificadas de acordo com a dimensão dos grãos.
A particula mais fina é a da argila que funciona como aglutinante dos outros componentes e tem a capacidade de se contrair ou expandir conforme o seu teor de umidade.
Outro componente é a areia cujas partículas são maiores e têm maior resistência à compressão que a argila.
E finalmente o silte que é a partícula de tamanho intermediário entre a argila e a areia, com características mais próximas de uma ou de outra, dependendo das dimensões predominantes dos grãos.
![]() |
Alvenaria de tijolos de adobe |
As construções de terra são muito resistentes às ações do tempo e clima, desde que tenham, como toda construção de terra deve ter, "uma boa bota e um bom chapéu”, como costumamos falar no nosso metier.
A "boa bota" significa o cuidado de se começar as paredes de terra acima de fundações que se elevem até 60 cm de altura acima do solo e feitas de pedras cobertas por uma camada de emulsão asfáltica a fim de se evitar a que a umidade natural da solo chegue na alvenaria de terra por meio da capilaridade, que é uma das características desse material.
![]() |
Boa bota = Fundação de pedra afastada do solo |
Já o "bom chapéu" significa o telhado (cobertura), que deve ter beirais generosos, com a ponta afastada a cerca de 1 metro de largura das paredes, para protegê-las das chuvas.
![]() |
Beiral largo = Bom chapéu |
Mas, como construir com terra?
Ela pode ser usada em estruturas verticais (sempre sobre "boas botas"!), em paredes e painéis, em pisos, jardineiras, em fogões de lenha, churrasqueiras, bancos, base de sofás e de camas e até em tetos (no sistema solo-cimento), sempre com um "bom chapéu".
![]() |
Essa mandala ilustra 12 maneiras de usar a terra na construção. O círculo azul determina o nível de umidade e o mesmo está relacionado à cada técnica a ser empregada |
Sendo a terra um material muito versátil, serve muito bem à diferentes técnicas, que escolheremos de acordo com a finalidade do elemento construtivo, a rapidez, a robustez, a firmeza, o isolamento acústico e térmico e à durabilidade que desejarmos.
Taipa de mão - Estuque |
Das técnicas que utilizamos a terra como matéria prima principal temos o adobe, o super-adobe, o hiper-adobe, a taipa de pilão, a taipa de mão, o cob, o cordwood e o BTC, dos quais irei falando mais daqui pra frente.
Acompanhe o desenrolar dessa nova série de artigos aqui no Blog e você vai saber tudo tintin-por-tintin.
Acompanhe o desenrolar dessa nova série de artigos aqui no Blog e você vai saber tudo tintin-por-tintin.

A obra Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução de Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com/p/contato.html.creative
Um comentário:
Olá Antônio,
Obrigada pelos elogios.
È uma satisfação imensa o reconhecimento da nossa dedicação.
Volte sempre para acompanhar o desenrolar dos outros artigos.
Obrigada pelo simpático convite, Vou visitar sim para conferir sua proposta,
Um abraço
Postar um comentário