2 de set. de 2011

Tintas artesanais: ecológicas e sustentáveis - Parte1

Publiquei originalmente esse artigo no meu outro blog em Julho do ano passado, dando início a uma série sobre Tintas Ecológicas, técnica que ensino nas oficinas e cursos que ministro, para Prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente, Associações, Instituições e etc.

Saudando Setembro, mês do início da primavera no Brasil, vou escrever mais sobre esse assunto tão colorido e começo reeditando o artigo, com imagens que tiramos das oficinas nesse primeiro post, dando início a essa série sobre Tintas Ecológicas para você.
Minhas alunas se divertindo e aplicando a tinta a base de terra que aprenderam a produzir nas Oficinas de Tintas Ecológicas a Base de Terra, realizadas nas Expos 2010 e 2011 em Itaguaí/RJ.
O que são Tintas Ecológicas e Sustentáveis?

São as produzidas artesanalmente, a partir de insumos e matérias-primas naturais e orgânicas; portanto livres dos COVs - Compostos Orgânicos Voláteis - elementos sintéticos e agentes químicos tóxicos, derivados do petróleo, que levam até um ano para cessarem de impregnar os ambientes.

As tintas ecológicas, sejam elas a base de terra ou a base de cal e pigmentos naturais, são produtos que geram um índice zero na emissão do carbono e não contém COVs.

Elas são produzidas a partir de componentes de origem mineral ou vegetal tais como terra, argila, rochas, plantas, flores, sementes, folhas, raízes, cascas de árvores, legumes, frutos, água, etc.
As tintas ecológicas portanto, não geram poluentes, nem causam danos aos usuários da habitação, nem ao meio ambiente.

Para quem quer pintar a casa, o condomínio, a rua, o bairro, a cidade, a empresa, o escritório, o consultório, o hotel a escola; e ter de quebra mais saúde ambiental e ainda preservar a natureza, aí vai a dica:

A pintura ecológica e sustentável a base de Terra ou a base de Cal e pigmentos naturais tem durabilidade semelhante as tintas comercializadas, não utilizam insumos tóxicos, tem ação fungicida e, além de tudo, são muito mais baratas.
Ao fundo se vê o painel com amostras de algumas cores de tintas ecológicas produzidas artesanalmente na Oficinas que realizo.

Acima você confere 6 cores de tintas a base de terra e abaixo 6 cores de tintas a base de cal e pigmentos naturais que faço artesanalmente.
As fórmulas da maioria das tintas industrializadas a venda no mercado, possuem um elevado índice de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), que são substâncias químicas invisíveis e até inodoras, mas que são altamente prejudiciais a saúde humana.

Além disso, essas tintas, quando aplicadas na parede de um ambiente, formam ali um tipo de filme;, uma camada bastante fina, porém capaz de fazer com que a habitação pare de “respirar”, ou seja, de desempenhar a função de “terceira pele” daqueles que nela habitam.

“Terceira pele” porque a casa, assim como a pele de nosso corpo, deve apresentar o que os fisiologistas chamam de permeabilidade seletiva, realizando trocas gasosas, regulando a temperatura, a umidade; enfim, gerando um equilíbrio saudável para nosso organismo.

Por isso as paredes, pisos e tetos das habitações devem ter a capacidade de deixar passar o ar e a água de um modo natural, o que não acontece quando há o citado filme produzido pela tinta química. 

Os fabricantes de tintas têm buscado formas de produzir as tintas Low COV ou No COV - à base de água e com 20% a menos de COV em relação às demais. Porém essas tintas ainda são muito mais caras.

Agora você já sabe, para termos uma edificação mais saudável, podemos lançar mão das tintas à base de compostos naturais, que tem a capacidade de deixar passar gases e água, isto é de deixar a sua casa “respirar” realizando o perfeito equilíbrio térmico dos ambientes.


Licença Creative Commons
A obra Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução de Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com/p/contato.html.creative

6 comentários:

nevnutri disse...

Gostei muito das cores e gostaria de comprá-las para pintar minha casa de fazenda q esta em construção, como faço para entrar em contato.
Meu cel: 33-88876772
Patricia Lacerda

Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução disse...

Olá Patrícia,
Obrigada pela visita e comentário.
As cores ficam lindas mesmo!
Você pode escrever para lecypicorelli@yahoo.com.br
Volte sempre!!!
Um abraço

PASSAGEIRA DA VIDA disse...

Olá, Lecy. Decidi pintar minha casa com essa tinta ecológica, mas tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar antes de começar. Estou em fase de acabamento e começo o emboço da casa na próxima semana. Quanto mais poroso o emboço, melhor? Tem que lixar antes de pintar, passar algum produto antes???? Se puder ajudar, agradeço. Isabela. Parabéns pelo texto.

PASSAGEIRA DA VIDA disse...

Oi, Lecy! Queria saber se há algum tipo de emboço que seja melhor pra receber a tinta (mais poroso, etc). Também, se precisa lixar e passar algum tipo d eproduto anteriormente. Inicio o emboço essa semana e a pintura imediatamente após. Obrigada!

A PET NOSSA DE CADA DIA.. disse...

Olá amei essas tintas , não posso usar tintas convencionais e adoro pintura.

lu disse...

Boa noite achei muito legal o seu blog. Como consigo chegar nesse tom de terracota (4 da esquerda para a direita inferior)? Ótima noite.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...