31 de dez de 2011

Cine + Sustentável 6: Especial de Bioarquitetura na TV



Bom, por hora, vamos interromper aqui as nossas  seções do Cine + Sustentável do blog. Hoje é o último dia do ano e todos temos preparativos a providenciar...

O vídeo que trago dessa vez é uma reportagem especial da Rede TV, que em seus 9 minutos de duração conta um pouco sobre essa figura incrível e acessível que é o Johan Van Legen, o holandês simpático que você vê comigo na fotinha aí de cima e fala também do seu trabalho como precursor da Bioarquitetura e Bioconstrução no Brasil.

Se você tá chegando agora não pense que vou te deixar no prejuízo, pode pegar os atalhos a seguir e assistir filmes como: HOME - O Filme, A História das Coisas, A História da àgua engarrafadaA História dos Eletrônicos, Lixo Extraordinário  e muitos outros filmes, vídeos, documentarios clicando no marcador : Cine + Sustentável na coluna da direita no blog.



E como a gente só volta a se falar de novo no ano que vem, quero desejar um Feliz 2012 para todos!!!

Cine + Sustentável 5: Lixo Extraordinário


Como a gente viu nos filmes e documentários: A História das Coisas, A História da Água Engarrafada e A História dos Eletrônicos que eu trouxe anteriormente, a imensa quantidade de lixo gerada mundialmente é um problema seríssimo, que afeta a vida de todos nós, polui gravemente o planeta e que tem que ser resolvido o mais rápido possível, através da diminuição da ganância de indústrias e dos governos e da mudança total dos nossos atuais hábitos de consumo.

Mas enquanto isso não acontece, há pessoas no mundo todo colocando a criatividade a serviço dessa questão, como é o caso do artista plástico Vik Muniz, brasileiro, que usa o lixo e cria verdadeiras obras de arte com diferentes tipos de materiais descartados.

Pra quem ainda tinha dúvidas quanto a importância da reciclagem e do reaproveitamento como aliados na preservação ambiental, esse filme de 1 hora e 34 minutos é mais uma das provas que precisava pra se convencer.

Logo após a introdução do Jô Soares, o filme, que foi inclusive indicado ao Oscar 2011, mostra todo um universo de possibilidades, em que se pode transformar lixo em arte!

No site Lixo Extraordinário, você encontra mais informações.



Se tá recebendo por e-mail clique aqui pra assistir.

30 de dez de 2011

Cine + Sustentável 4: A história dos eletrônicos



Você sabia que a humanidade gera 25 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano?
Dá pra imaginar o tamanho das montanhas de equipamentos que são inventados para irem diretamente para o lixo, em pouquíssimo tempo???

Que televisores, celulares, computadores, ipads, iphones, notebooks e etc... tudo isso foi projetado pela indústria pra ser jogado fora em menos de 1 ano e meio! Sabia disso???


E sabia que todo esse lixo altamente tóxico, contamina pessoas, o solo e as águas???

Sabia também que, infelizmente, só uma pequeníssima parte desse lixo é reciclado ou reaproveitado, como nas idéias que você pode conferir na reciclagem de monitores que podem ser transformados em aquários bacanérrimos?!?!

Nesse filme de 2010, A História dos Eletrônicos, em seus quase 8 minutos de duração e também produzido pela organização The Story of Stuff, você fica sabendo em detalhes tudo isso e muito mais.

Como nos filmes que postei antes, HOME - O Filme, A História das Coisas e A História da Água Engarrafada, os objetivos aqui são os mesmos: informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar.

Bom proveito!!!

Caso a legenda não apareça imediamente clique no botão CC para configurar o idioma e
se você tá recebendo esse post por e-mail é só clicar nesse link para assistir.

29 de dez de 2011

Cine + Sustentável 3: História da água engarrafada


Os vários tons de azul de todas essas garrafas d´água juntas seria um brinde de cor aos nossos olhos se não soubéssemos o destino delas, após seu conteúdo ser consumido.

Depois de eu ter trazido o famoso vídeo The story of stuff, primeiro documentário produzido pela The Story of Stuff.org, chegou a hora de você conhecer as estratégias de marketing e de consumo das grandes indústrias (Coca Cola, Pespi, Nestlé e etc.), que ganham oceanos de dinheiro levando você a comprar um produto 2 mil vezes mais caro e ainda por cima com grau de pureza e um sabor inferior ao que sai das maioria torneiras em muitas cidades do mundo.

Esse vídeo, The story of bottled water, em bom português A história da água engarrafada, em apenas 8 minutos, traz à luz as mil-e-uma artimanhas de um mercado ganancioso, que nunca se satifaz de enriquecer, a ponto de nos convencer a compar um bem que é de direito de todos nós e que não deveria ser comercializado - a água potável.

Só faltava agora eles inventarem de engarrafar também o ar, idéia aliás, que eu soube noutro dia, já está começando a tomar forma por aí afora.

Pra ficar por dentro de tudo, é só assistir o filminho aí:



Se você tá recebendo essa postagem por Feed no seu e-mail, pode assistir aqui.

28 de dez de 2011

Cine + Sustentável 2: A história das coisas

Hoje é meu aniversário, mas sou eu que te presenteio aqui no blog com mais esse vídeo do nosso Cine + Sustentável.



Já assistiu o excelente filme que coloquei antes desse aqui - HOME? Se ainda não viu, assiste, porque você vai gostar.

O documentário que te trago agora chama-se A História das Coisas (com o título original de The Story of stuff), e faz parte de um projeto lançado em 2007, dando início a uma série que hoje em dia já conta com 6 vídeos no total. 

Nesse vídeo,  muito esclarecedor, nos é mostrado em pouco mais de seus 20 minutos de duração, numa linguagem muito simples e objetiva, as consequências e os problemas sociais e ambientais causados pelos nossos hábitos de consumo compulsivos e dos desperdícios que causamos.

Mas além de apontar os problemas provocados por esse sistema incorreto ele também nos apresenta algumas soluções para reverter esse ciclo destrutivo.

Assista pra saber tudinho, tin-tin por tin-tin!


Se você tá recebendo esse post no seu e-mail, clique aqui pra ver o vídeo.


27 de dez de 2011

Cine + Sustentável 1: HOME (O Filme)



Oi amigo, e aí, como é que você passou o Natal? Foi bem? Espero que sim!

Nessa reta final de 2011, pra fechar o ano com chave de ouro aqui no blog, pensei em te dar mais argumentos pra vestir a camisa da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade de uma vez por todas.

Como arquiteta, preciso demonstrar o que sinto, penso e propago com imagens, que no nosso caso aqui é o de contribuir para ampliar a consciência ambiental nas pessoas e dar fundamentos, notícias e idéias de como se pode viver e morar com mais qualidade de vida e da forma mais ecologica e sustentável possível.

Com esse intuito, separei pra você alguns filmes, documentários, séries e vídeos que tratam desssa temática e daqui até o último dia desse ano, vou colocar vários deles pra você assistir. 

HOME, esse filme que te trago agora, é um tremendo clássico que ao longo de pouco mais de 1 hora e 30 minutos (que passam voando pra gente como nós, que é sensível à preservação do meio ambiente e preza pelo nosso grande LAR, chamado TERRA), nos brinda com lindíssimas cenas e uma dose cavalar de consciência sobre o todo ao qual fazemos parte e estamos inevitavelmente conectados.

Assista sozinho se quiser ou convoque mesmo todo o batalhão pra uma matinê aí em casa!
Conscientize-se e compartilhe essa consciência com  o maior número de pessoas que puder.  

Afinal, o LAR é de todos nós!



Se você está lendo esse post no seu e-mail, assista o filme completo nesse link.

22 de dez de 2011

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Desejo um Natal e um Revellion de muita paz e confraternização e um 2012 com muito sucesso, sorte, saúde e sabedoria à todos!

Que as nossas consciências se expandam cada vez mais na direção do bem, da verdade e da luz e que as nossas forças se renovem continuamente neste novo ciclo que iniciamos!

Boas Festas e um Feliz Ano Novo mais sustentável à todos nós, com maior respeito e amor ao nosso planeta!!!

19 de dez de 2011

Obrigada à todos pelas 100 mil vizualizações!

Essa minha postagem é exclusivamente para agradecer à vocês, queridos leitores, que reservam um tempinho tão precioso dos seus dias para virem aqui, ler, comentar, sugerir temas, curtir, elogiar e acompanhar o que tenho pra compartilhar com vocês.



Vocês são meu combustível e é indescritivelmente compensador receber cada um de vocês aqui neste espaço feito pra vocês, que eu cuido com muito amor.

Vou contar um segredo.
Cada vez que eu entro no blog e vejo que tem mais um, mais dois, mais 3 pessoas ... seguindo, comentando, compartilhando e curtindo o que escrevo; ou me contatando em privativo etc., fico numa felicidade tão grande, mas tão grande... que só quero continuar fazendo cada vez mais por merecer a sua amizade e compania.

Dia 15 de Dezembro o blog fez 8 meses e com apenas 100 postagens já alcançou 100 mil visualizações de páginas e recebeu quase 40 mil visitantes únicos!!! É um bocado de gente, vindas de 71 países!!! 
Não é maravilhoso???

Pensem numa criatura feliz...
Pois sou eu!!! E devo isso à vocês!!!

Por isso meus queridos amigos, muito obrigada mesmo, de todo o meu coração, por me presentearem todos dias com a sua indispensável presença e participação!!!

Sou 100 mil vezes grata à vocês!!!

Espero que a gente continue conectado por um loooooongo tempo, com assunto de sobra pra compartilhar e milhões de motivos pra comemorar!!!



Vídeo com 170 coisas feitas de pallets reciclados

Pequeno teatro com seus 150 assentos na plateia feitos de pallets e almofadas. Projeto de Denis Francois Oudendijk (o mesmo autor do Caspule Hotel que já te mostrei aqui no blog).
Quando a gente pensa que já tinha visto de tudo quanto é possível se fazer reutilizando ou reciclando palletes, dá de cara com um vídeo que reúne seguramente uma coleção de mais de 170 idéias de móveis, construções e outras utilidades (muitas das quais já te mostrei também aqui, e aqui, aqui também, mais aqui e aqui e outras tantas aqui...)

Você viu alguns pallets de madeira no lixo? Seja criativo!"
Assim começa esse vídeo incrível, que faz parte da campanha criada pela Canadian Wood Pallet & Container Association, para encorajar as pessoas a reciclarem e reutilizarem esses preciosos estrados de madeira que tem mil e uma utilidade!

O vídeo tem apenas 2:32 minutos, mas muuuuiiittoooo conteúdo!!! So, enjoy baby!



Se você tá recebendo esse post por Feed, clique aqui pra assistir.


15 de dez de 2011

Natal + sustentável: Guirlanda de papel passo a passo

Arregacei as mangas e preparei com o maior carinho pra você, esse meu próprio passo a passo ilustrado de uma das guirlandas que mostrei na série de postagens, com um montão de outras idéias também, tais como: enfeites, árvores e até um presépio para você ter um Natal mais Sustentável.

Escolhi essa guirlanda, que tem até uma similar sendo vendida por U$20 na Etsy, porque que além dela ser muito lindinha, podia ser toda feita com a reciclagem de materiais que eu tinha por perto, o que me resultou num custo final igual a zero.

Acompanhe as dicas e faça a sua. Ainda dá tempo e você vai se surpreender com o resultado, simplesmente encantador!

10 de dez de 2011

Museu do Louvre mais sustentável e brilhante com LEDs

Tá aí uma boa mostra de que o que já era bonito pode tornar-se mais belo ainda, e de quebra mais sustentável também: O Museu do Louvre recebeu iluminação com LEDs e agora está mais lindo, brilhante e sustentável do que nunca!


8 de dez de 2011

Natal mais sustentável: O présepio

Se você tá acompanhando e gostando dessa série com dezenas de idéias de guirlandas, enfeites, árvores de Natal e um passo a passo de guirlanda feita de livros velhos, tudo sustentável, feito com reciclados e de muito bom gosto, imagino que vai gostar desse post aqui também.


Natal mais sustentável: árvores

Faltando tão pouquinho tempo para o Natal e já tendo te mostrado várias idéias muito fofas de guirlandas, enfeites, um presépio com telhadinho verde e um passo a passo de guirlanda feita com materiais reciclados, dá tempo ainda de te mostrar alguns exemplos de árvores também, bem facinhas de fazer!!!

Já pensou no efeito dessas mini árvores na mesa da ceia de Natal da sua família?
Só precisa recortar os cartões do Natal passado, de um palito de churrasco, de cola, fitinhas e pronto!!
Algum mistério?! Não, né!!!

Resultado do 1° Sorteio do Blog

Tchan-tchan-tchan-tchan...



Coloquei os nomes  das participantes com suas devidas chances em papelzinhos dentro desse saquinho dourado aí da foto e pedi ao rapaz que veio fazer a manutenção do meu computador, sorteasse aqui em casa ontem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...