7 de mar de 2012

COB na bioconstrução


COB é das inúmeras técnicas construtivas milenares que utilizam a terra/barro como matéria prima não renovável, porém reutilizável.
 
beiral alrgo na casa de cob
Casa natural, de formas orgânicas, feita com COB
 
É o método mais indicado nas construções naturais e sustentáveis em que se deseje usar mais as formas orgânicas e escultóricas, pois plasticidade que o material oferece permite muita facilidade de trabalha-lo e modela-lo livremente com as mãos.
 
Clique aqui para ver mais imagens de construções feitas com COB.
 

triplex joao de barro
Condomínio Triplex de casa do pássaro João de Barro

 
O COB é um material produzido com a mistura de apenas terra/barro + areia + palha seca e água, tal qual é feita a casa do grande mascote dos bioconstrutores - o João de Barro; havendo também aqueles que acrescentem opcionalmente um pouco de Cal na mistura básica do COB.

Provador de roupas de forma espiral da loja Life is Good feito com COB 

 
Os ingredientes  são misturados com os pés, formando uma massa de excelente plasticidade que serve tanto para se construir manualmente uma casa inteira, formando paredes grossas que funcionam como massa térmica; como pode ser usado para revestimento de paredes e para ser modelada, criando-se formas e relevos artísticos e esculturais lindíssimos.
 
casa de cob e telado verde
Casa natural feita com COB e telhado verde
 
O COB assemelha-se ao Adobe, mas enquanto este é usado para fazer tijolos, o COB é usado para esculpir paredes desde a fundação até o teto.
 
Casinha de barro, galhos e ramos, vidros e garrafas reutilizadas!
Casinha natural feita sobre uma base de pedras locais e uma estrutura trançada de galhos, além de vidros e garrafas de vidro reutilizadas e COB, do Blog Quiero Barro

O COB é anti-terremoto, não pega fogo e é um material tido como bioclimático, já que suas paredes grossas funcionam como massa térmica, equilibrando a temperatura interior e mantendo naturalmente o ambiente mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.
 
paredes de cob

Supreendentemente, o material permanece estável em climas úmidos e de muitas chuvas. E desde que seja bem cuidado, o COB não se deteriora facilmente.
 
Foto panorâmica do interior da casa feita em COB por Brian Liloia na Ecovila The Dancing Rabbit - EUA

Tem um custo muito, muito baixo mesmo, permitindo-se gastar quase zero com esse tipo de construção.

E então, curtiu?
 

Um comentário:

Júlio Pinto disse...

Olá. Gostei muito da postagem sobre COB. Meu interesse por esse tipo de construção tem crescido bastante. Tenho um grande interesse em fazer uma casa assim. Tenho uma dúvida e quero ver se pode saná-la. Na foto da escrivaninha com a estante imbutida na parede, mostra o teto, creio que com estrutura de bambú e madeira forrando. Quero saber que tipo de telha foi utilizada, ou que tipo pode ser utilizada. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...