11 de mai. de 2011

Obsolescência Programada X 5Rs - Vídeo esclarecedor!

Como comentei na postagem sobre os 5Rs, faço questão de compartilhar aqui contigo esse vídeo que um colega lá da comunidade TPP (Transição e Permacultura Portugal), postou um dias desses.
É um documentário esclarecedor que denuncia os planos e ações de grandes empresas multinacionais para nos obrigarem a comprar sempre mais e mais.

Sabendo o que é a Obsolescência Programada você vai poder entender como essa estratégia manipuladora interfere nas nossas vidas, afetando o meio ambiente através do descarte de produtos que deveriam ter uma vida útil bem maior do que aqueles que estamos forçados a comprar.


Na minha casa tem um ventilador de pé com hélices na cor azul turquesa, da marca Eletrolux (Brasileira), apelidado carinhosamente de "Trovão Azul", que já tem mais de 30 anos de idade e de uso praticamente initerrupto que nunca parou de funcionar!

Já pensei até em escrever para a empresa elogiando esse "grande feito".

Em compensasão, em Novembro do ano passado, o meu notebook novinho em folha deu defeito no LCD do monitor, do nada!

Ainda  bem que estava na garantia e a empresa que comprei, trocou várias peças sem me cobrar nada, senão... Imagine a dor de cabeça e o prejuízo que poderia ter sido para o meu bol$o!!!

E você já passou por situações assim?

A sua opinião ou uma experiência, positiva ou negativa, com produtos que duraram de menos ou demais, pode ajudar a alertar outras pessoas sobre a tal Obsolescência Programada.

Conta aqui como foi!




Um comentário:

Elaine Figueira disse...

Tive uma geladeira que era o meu sonho de consumo: all refrigerator + freezer, magnificar. Porém o pesadelo que se seguiu me deixou muito chateada, acabei dando-a para o zelador novíssima, pois ela tinha um alarme que tocava de madrugada, enchendo a cozinha de água. Acabei optando por uma com menor gasto de energia, sem ser frost free a fim de pagar menos energia elétrica e não acordar de madrugada e molhar os pés. Resumindo, minha primeira geladeira durou 20 anos, a segunda, somente 3.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...