26 de mai de 2011

Dia Nacional da Mata Atlântica. Ho´oponopono Floresta!

27 de Maio - Dia Nacional da Mata Atlântica.

Minha homenagem e eterna gratidão à Floresta:

Às suas águas que me saciam a sede, ao ar que produz e me mantém viva, à sua terra sempre fecunda, à todos os queridos animais, à toda exuberância da sua flora, aos povos que nela habitam e à todos os seus Espíritos, Deuses e Deusas,

HO´OPONOPONO FLORESTA!
Sinto muito Floresta.
Nessa triste imagem do mapa, constatamos o estado crítico provocado pelo desmatamento da Mata Atlântica.
A parte verde clara mostra a área da floresta no século 16.
 A verde escura, que quase nem dá para enxergar direito, corresponde a área da Mata Atlântica atualmente.
Me perdoe Floresta.

Eu te amo Floresta.
Obrigada Floresta!


Faça você mesmo! Lustre de forminhas de gelo reaproveitadas

Supondo que você tenha muitas forminhas de gelo sobrando na sua casa, que nem cogita jogar fora, mas sim reaproveitar, aqui está o passo-a-passo do lustre bacaninha que mostrei na  parte da coleção de candelabros e lustres feitos de materiais de tudo que é tipo.
Clique aqui para ver a 1° parte da coleção e aqui para ver o tutorial de um outro lustre feito com embalagens plásticas recicladas

Se quiser faça esse lustre com forminhas coloridas. Vai dar o maior efeito!!!

 
  

24 de mai de 2011

Coleção de lustres e candelabros feitos de materiais reciclados de tudo que é tipo - Parte 2

Aqui tem os outros 20 lustres e candelabros feitos de materiais reciclados ou reutilizados, para completar a nossa saga pelo mundo da iluminação alternativa, barata e que você mesmo pode produzir, com tudo aquilo que, supostamente, não teria mais serventia nenhuma.

Pra dizer a verdade, se eu juntar todas as idéias e modelos bacanas que já vi por aí, feitos de reciclados, passaria e muito, desses 40  exemplo que trouxe até agora para você. Clique aqui para rever os 20 da coleção anterior.

Podemos retornar ao papo, com mais novidades noutro momento.
Porque por hora, idéia é o que não falta!

 Globos plásticos de mesa, reutilizados em forma de espiral no lustre do designer Benoit Vieubled.

23 de mai de 2011

Faça você mesmo! Lustre de embalagens plásticas (DIY)

Na postagem anterior vimos os primeiros 20 candelabros e lustres  em seguida mostrei mais 20 idéias de lustres a candelabros feitos de materais reciclados e reaproveitados.

Mas você já percebeu que o meu objetivo não é ficar somente  te mostrando idéias bacanas, mas principalmente te motivar a colocar literalmente aito mão na massa.

Essa postagem tem o passo-a-passo, para você mesmo fazer sua a experiência reciclando e criando uma peça útil, bonita e barata (para não dizer de custo zero), e incrementar a decoração da sua casa.



21 de mai de 2011

Coleção de lustres e candelabros feitos de materiais reciclados de tudo que é tipo - Parte I

De volta ao tema iluminação, veja quantos lustres e candelabros bacanas, feitos de materiais reciclados ou reaproveitados tem nessa coleção com os 20 primeiros exemplos que eu separei, só para você.

Copos, taças e canecas de vidro transparentes, fumês, vermelhos e amarelos para dar mais destaque à sua decoração
São tantos modelos e idéias, com formas, cores e materiais que dividi em duas partes para você se decidir qual, ou quais lhe agradam mais.

Tenho certeza que depois de ver esses 20 modelos, você não vai deixar de ver também as outras 20 inspirações desse post.

Comprove por si mesmo como a criatividade pode dar uma nova utilidade à materiais e objetos dos mais variados tipos,  que antes seriam classificados apenas como lixo.

Blogueiras Unidas - Eu também sou parceira!

O mulherio da blogosfera está demais!

E eu não que não ia ficar de fora dessa, também estou fazendo parte de uma rede entre Blogs muito bacana, chamada Blogueiras Unidas.


O meu grupo lá na rede é esse aqui:

Trigésimo Sétimo Grupo


Minha meta é visitar todas as blogueiras parceiras da nossa rede, a começar pelas amigas do meu grupo, tudo com muita calma, porque o tempo anda corrido. Espero conseguir!!!
As amigas dos demais grupos que vierem aqui, por favor comentem suas impressões, que retribuirei a visita com a maior satisfação!
Sejam bem vindas!

20 de mai de 2011

Bye Bye lâmpadas incadescentes

Até 2016 todos iremos dar adeus às lâmpadas incandescentes.




A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa diminuir o consumo de energia pelas clássicas e quentes lâmpadas amarelas.

Com o surgimento de opções mais econômicas – e por enquanto mais caras – no mercado, a lâmpada incandescente ainda representa 80% da iluminação das casas brasileiras.
Com a substituição total por lâmpadas fluorescentes (ou LEDs), a estimativa é que o país economize 10 terawatts por hora até 2030.

É ver para crer!

Nem toda ilha é um paraíso de sossego e segurança

Tudo leva a crer que os problemas das violentas alterações climáticas e a causa de grande parte dos desastres naturais que temos testemunhado nesses últimos tempos por todo o planeta, sejam consequências da ação do próprio homem, em seu notório desrespeito pela natureza.

E é o próprio homem o mais prejudicado.

Como o dono dessa casa, que é no mínimo um cara muito obstinado!
Sou sinceramente solidária à ele, mas há certos momentos na vida, que precisamos saber quando é chegada a hora de partir.


É que ele construiu um dique em volta da sua casa na tentativa de escapar da enchente  mais grave do Rio Mississipi (EUA), desde de 1920.

O fascinante mundo dos abajures feitos de materiais reciclados de todos os tipos!

Pois é, como você viu, acabei de falar num produto interessante existente no mercado para ter uma iluminação natural, sem quebradeira, em ambientes com baixa luminosidade. E não é que o assunto me instigou de vez!

Resolvi publicar essa postagem com uma coleção de abajures feitos com tudo quanto é tipo de materiais reciclados. Porque todos precisamos de luz!!!
 
Banners picadinhos e ficados uns nos outros formam as cúpulas multicoloridas desses abajures que tem lâmpadas LEDs criados por um grupo de designers com sede em Hong Kong, o Viver Pixels!
No detalhe, se vê praticamente um "pachtwork" de pedacinhos de banners.
E vamos supor que um belo dia você se depara com aquela sua prateleira cheia de fitas cassetes, ou com uma gaveta lotada até o topo de filmes fotográficos de acetato junto da câmera antiquíssima do seu tataravô, com o seu armário entupido de óculos "demodês"; ou com aquela montanha de canos jogado num canto da oficina, quem sabe foi com com uma pilha de placas eletrônicas que você já nem sabe se funcionam ou não, e a primeira coisa que pensa é em jogar tudo isso no lixo!?
 
 
Na-na-ni-na-não!!!
 
Filmes fotográficos e a câmera do tataravô. Olha o resultado!
Porque, se fizer isso, veja só quantos abajures bacanas, diferentes ou divertidos você estará abrindo mão de ter na sua casa.

"Luminária" traz a luz direta do sol para clarear a sua casa

Entremeando os artigos da Série sobre os Materiais utilizados nas construções ecológicas e sustentáveis, vou publicando outras postagens com temas diversos e interessantes, sempre dentro do contexto Bioarquitetônico, Bioconstrutivo e Biodecorativo.

O objetivo é trazer mais e mais informações, idéias, utilidades, novidades, variedades e dinamismo aos nossos encontros por aqui, combinado?
Então vamos lá!

Por acaso você constatou que algum ambiente da sua casa é mais escuro do que você precisaria ou gostaria que ele fosse, mesmo num lindo dia de sol?




Caso responda que sim, essa é realmente uma condição que deve ser bem analisada, porque a luz natural é essencial em nossas vidas e muito bem vinda na maioria das atividades que exercemos além de ser fundamental para a saúde da nossa Terceira Pele.



13 de mai de 2011

Que materiais usar numa construção ecológica? Parte I

A construção de uma casa nova gera uma despesa enorme para o planeta.

Para se ter uma idéia, a construção de 1,7 milhões de casas com estruturas tradicionais de madeira, aço e concreto consome a mesma quantidade de energia que o aquecimento e a refrigeração de 10 milhões de casas por ano, de acordo com a Sociedade de Pesquisa sobre Materiais Industriais Renováveis.

De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais impactam no meio ambiente.


11 de mai de 2011

Obsolescência Programada X 5Rs - Vídeo esclarecedor!

Como comentei na postagem sobre os 5Rs, faço questão de compartilhar aqui contigo esse vídeo que um colega lá da comunidade TPP (Transição e Permacultura Portugal), postou um dias desses.
É um documentário esclarecedor que denuncia os planos e ações de grandes empresas multinacionais para nos obrigarem a comprar sempre mais e mais.

5Rs e consumo consciente - Afinal, o que tem isso tem a ver com Bioarquitetura e Bioconstrução?

Você já deve ter notado que uma das categorias que uso como marcador aqui no Blog é intitulado 5 Rs.

Mas afinal, o que é isso e o que tem a ver com arquitetura, urbanismo, construção, reformas, decoração, design, arte e artesanato ecológico e sustentável?


Em resumo, os 5Rs são conceitos que levam o consumidor a só comprar e utilizar tudo o que adquire de forma eficiente, responsável e consciente.

O assunto dá muito pano p´ra manga, mas vou dar o ponta pé inicial com o texto bem descomplicado que retirei do site Doce Limão.

5Rs são as ações práticas abaixo que, no dia a dia, podem propiciar a redução do impacto no meio ambiente. através do estímulo ao consumo consciente. São elas:

Tudo sobre Pallets

E chegamos na postagem de número 12 da série sobre o uso de pallets reutilizados na construção, decoração e reformas.

Abaixo das imagens com mais idéias de uso, você vai conferir Tudo sobre Pallets que eu descobri!
Uma summer house feita de pallets
Isso não significa que não falarei mais de pallets aqui no blog, pois sempre que eu encontrar algum novo uso ou idéia bacana, colocarei aqui para aumentar a coleção de possibilidades que os pallets nos permitem explorar.

A casinha de cachorro feita de pallets
Comecei essa série falando das características dos pallets e conforme pesquisava mais informações obtinha. Assim, neste post vou dar mais algumas características e definições dos pallets que você poderá encontrar quando sair para comprar os seus.

10 de mai de 2011

DIY de espreguiçadeira para jardim feita com Pallets reutilizados. Facílimo!

Na reta final das postagens sobre o uso de pallets reutilizados, traduzi esse DIY para quem tiver disposição (desconfio que serão muitos!), para produzir seu próprio mobiliário.



O passo a passo é muito simples, como poderá comprovar aqui.
Com baixo investimento financeiro, pouco tempo de trabalho e quase nenhum esforço você também poderá ter suas próprias espreguiçadeiras para jardins e piscinas, como essas da imagem acima.

A autora e executora desse projeto é  a Titti , dona do Blog Shoestring Pavilion, que disponibilizou o artigo original em inglês.

Materiais que você vai precisar: (para fazer duas espreguiçadeiras)

7 de mai de 2011

10 Idéias para móveis e estruturas de jardins, quintais e piscinas feitos com Pallets reutilizados

E eis que chegou a vez dos jardins, quintais, piscinas, pátios, varandas, terraços e demais áreas ao ar livre.
Para os privilegiados que por ventura tiverem um laguinho ou aqueles que podem tirar uma onda por terem um açude ou uma verdadeira represa na sua chácara, sítío ou fazenda; esse deck flutuante é a garantia certa de muito relax com glamour.
Repara só no capricho da roupa de cama e no abajour antigo com pé de madeira que compõem o cenário... Muito, muito chique!!!
Todos esses espaços maravilhosos que nos remetem à leveza, ao puro lazer e trazem de volta pra gente a alegria e a qualidade de vida de ter novamente contato com a natureza, não poderia ficar de fora, concorda?

Daqui pra frente, comprove por si mesmo quanta criatividade pode se tornar real e útil graças a reutilização dos multivalentes "pallets nossos de cada dia"


6 de mai de 2011

10 mesas de Pallets reutilizados

Depois de todos os artigos anteriores aqui no Blog, dedicados à aplicação de pallets reutilizados na construção, decoração e reformas, você pode até estar pensando se tanta coisa já não é demais.

Não é demais não!

Essa mesinha caprichadíssima, linda de viver foi feita pela Margaret
É que o material, de tão versátil, permite mesmo "mil e uma utilidades".

5 de mai de 2011

10 Camas de casal feitas de Pallets reutilizados

E na nossa odisséia pelo mundo dos Pallets, onde já vimos móveis diversos, ideías para sofás, poltronas e puffs, exemplos de camas para crianças e soltteiros e até 10 ideías de mesas feitas de madeira de pallets reutilizados, chegamos finalmente à um momento muito esperado:O das camas de casal!

São 10 idéias ao todo. Das mais simples as mais elaboradas!

5 Camas de solteiro feitas com Pallets reutilizados - Idéias pra te inspirar!

Continuando o nosso assunto a respeito da reutilização de pallets, que mostrei nos modelos bárbaros de sofás e puffs e nos exemplos geniais de móveis para diversas finalidades, selecionei essas camas incríveis, também de pallets,  dessa vez pensando nos solteiros e crianças que é pra não deixar ninguém de fora.
Neste primeiro exemplo para o quarto de um menino, a madeira de pallets reutilizados foi usada como estrado e cabedeira de cama, como base e suporte da roda gigante decorativa e nos módulos ao fundo, com tampo branco para guardar roupas de cama ou brinquedos.O colorido dos detalhes está na conta certa!

Já as duplas de pombinhos e pombinhas encontram inspiração para seus ninhos de amor neste post só com camas de casal.

Mas se a sua intenção é ousar ainda mais, dá só uma olhada no luxo que ficou o escritório feito de cima à baixo de pallets.

Prova de que praticamente tudo que imaginamos se torna possível quando usamos esse material.

2 de mai de 2011

15 Modelos de sofás, poltronas e puffs feitos de Pallets reutilizados

Agora que já estamos familiarizados com a reutilização de pallets na construção, decoração e reformas, vamos aos modelos de sofás e demais peças para ambientes de estar, leitura, home theaters, varandas e terraços.
Descontraído, sobre a base de dois níveis pallets in natura, entrou o colchão forrado com a colcha de pachwork e almofadas coloridas

1 de mai de 2011

10 Idéias de móveis variados feitos de Pallets reutilizados

Móvel para vinhos e outros apetrechos feito de pallets
Aí estão 10 idéias de móveis que você mesmo pode fazer para sua casa, escritório, loja, pousada, ecovila e sem gastar muito.
São móveis funcionais, bonitos e com muita personalidade, que vão organizar seus livros, revistas, pratos, material de trabalho e tudo mais o que você imaginar.


Surpreendente: O escritório todo feito de Pallets da Agência Brandbase

A badalada agência de publicidade Brandbase,sediada em Amsterdam, que atende clientes como: Shel, HP, Siemens, Keineken e L´Oreal encomendou aos arquitetos da Most Architecture o projeto novo do escritório da empresa.

O material escolhido foi o Pallet.
Batizado de "Pallet Office", tem mesas, escada, bancos, sofás, prateleiras ... Tudo o que foi possível fazer com pallets, foi feito.

Veja por si mesmo. O resultado é surpreendente!

5 Fantásticas construções com Pallets reutilizados!

Esse é o interior do projeto de Jacques Plante para o teatro Ópera Pallet feita inteiramente de paletes no pátio da Academia de Música da Cidade de Quebec a ser inaugurado ainda esse ano.

Prosseguindo o assunto Pallets, iniciado na postagem PALLETS OU PALETES REUTILIZADOS: Opção ecológica para construir, reformar e decorar veja essas cinco construções fantásticas com esse material.

Pallets ou Paletes reutilizados: Opção ecológica para construir, reformar e decorar


Vou começar esse mês de Maio, falando sobre o uso de paletes na construção e decoração de interiores e jardins.
Antes porém, é preciso saber o que são pallets ou paletes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...