21 de ago. de 2012

A Casa Concha - Arquitetura orgânica


Já te contei aqui no Blog as histórias da Casa Pedra e da maior Casa na Árvore do mundo, e antes de seguirmos na história dessa outra casa, quero te fazer uma perguntinha básica:
Você moraria numa casa em forma de Concha do Mar???
Pois já há uns bons anos que vivem numa casa assim, o casal Magalli Mayorga e Fernando, seu marido, com seus filhos Alan e Josué.

Depois de morarem numa casa confortável porém convencional, eles decidiram passar por um novo tipo de vivência: morar numa bio casa com o formato idêntico ao de um gigantesco caramujo do mar!!

E assim o fizeram…
A Casa Concha, também conhecida por The Nautilus Shell House, por ter sido inspirada no casco do animal marinho denominado Nautilus, tem a forma de uma concha marinha em espiral.
O projeto de 2006 foi criado pelo arquiteto mexicano Javier Senosiain e foi construída em Naucalpan, no México.

Não há uma linha reta em todo o lugar da casa e as paredes ásperas são salpicadas com glitter imitando o brilho natural de madrepérola das conchas.


Para se chegar a forma ideal, ela foi toda modelada em ferro cimento, material de construção escolhido por sua uma excelente plasticidade e que permite que seja moldado quase como uma massinha de modelar nas mãos de uma criança.

O ferro cimento é uma mistura de cimento, areia e água aplicada numa malha de arame, técnica que além de econômica tem muitos outros benefícios, tais como: ser a prova de fogo, ser  resistente a terremotos, ser anti-ferrugem e que exige  também pouca ou nenhuma manutenção.
O arrojo das formas externas refletem-se no interior orgânico da casa, com destaque para a sala de estar com um conjunto de sofás que parecem flutuar entre as plantas do imenso jardim interno com direito a fonte e riacho, entrecortados por caminhos sinuosos de onde surge uma suave escadaria que leva ao piso superior.

A casa toda recebe farta iluminação zenital, como se pode ver no living que além do vitral conta também uma série de clarabóias no teto.
A maior parte do mobiliário é escultórica e “brota” dos pisos paredes.

Toda a estrutura depois de pronta foi pulverizada com espuma de poliuretano plástico.






Repare no lavatório e no box, que se mesclam em cascatas recobertas de mosaicos cobertos por vivas cascatas.


O vídeo mostra um pouco mais…
  Agora me conta, você moraria numa casa assim?





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...